Estávamos em Agosto deste ano.Eu o meu marido e as minhas três netas mais novas, resolvemos ir passar as férias das miudas no Alentejo.
_Naquele dia, depois do almoço o avô foi dormir a sesta.É nessas horas do calor que eu não quero que elas vão para a rua , e para não fazerem muito barulho , acabamos muitas vezes sentadas no chão a contar histórias.
Mas nesse dia a Teresa (11 anos) resolveu ir estudar, e a Matilde (8 anos) foi com ela. A Inês(3 anos) brincava com as bonecas.
_Avó, diz a Teresa, estou a estudar a circulação sanguínia,é tão confuso, podias ajudar-me?
A Matilde que estava às voltas com a tabuada, olhou logo interessada.
Lembrei-me dum livro que tinha na estante , do (Papiniano Carlos) sobre isso, e que conta uma história maravilhosa.
Está bem,meninas,digo.Vamos ver isso da circulação e trabalhando com a nossa imaginação vamos fazer uma viagem dentro das nossas veias, querem?
Sim, avó, vai ser interessante.
Indiferente a tudo a Inês continuava a brincar com as bonecas.
Ora vamos lá então, sabem que temos as ARTÉRIAS, as VEIAS , os VASOS CAPILARES e que quando se juntam formam uma rede de canais e canaizinhos, que partem do coração e a ele voltam trazendo e levando vida?
Não podemos esquecer os GLOBULOS BRANCOS e VERMELHOS e as PLAQUETAS. E também os quatro orgãos que são quatro máquinas magníficas ligadas ao curso sanguínio. São elas: o CORAÇÃO que o bombeia, os PULMÕES onde é arejado e oxigenadoo FÍGADO e os RINS que o limpam e o regeneram.É a maior maravilha do mundo.
Então vamos começar a nossa viagem. Imaginem-se seres minusculos dentro dum barquinho também minusculo a viajar pelas veias.
_ Nessa altura já a Inês deixara as bonecas e estava no meu colo,com a cabeça no meu peito e os olhos muito abertos.
Veêm aqueles seres estranhos que vão na corrente? alguns são barquinhos que levam SAIS MINERAIS, outros levam VITAMINAS e PROTEÍNAS. Espectáculo de cores! Também há barcos negros que transportam RESÍDIOS TÓXICOS a caminho das centrais de tratamento.
Há as HORMONAS que levam e trazem mensagens. E lá vêm eles! aqueles cavaleiros couraçados de lanças em riste!_ Quem são, avó?
São os GLOBULOS VERMELHOS que transportam o OXIGÉNIO que trazem dos PULMÕES e orientam nos canais para na volta trazerem o ANIDRIDO CARBÓNICO.
Agora vejam aqueles seres bonitos e ágeis e os outros feios, cobertos de espinhos e trombas pontiagudas,viscosos e repugnantes...
Já sei, diz a Teresa,são os MICRÓBIOS!
É verdade!
_Mas também há MICRÓBIOS bonitos? pergunta a Matilde.
Sim ,Matilde, nem todos os´MICRÓBIOS transportam doenças,há alguns inofensivos e benéficos.
Olhem agora aqueles cavaleiros com espadas faíscantes.
Quem são? perguntam as duas.
São os GLOBULOS BRANCOS, grandes defensores deste canal e são seguidos por inumeros seres pequeninos, os ANTICORPOS,que juntos vão combater o monstro feio da doença.
A Inês disse: não gosto do monstro ,avó!_ Pois não meu amor.
Agora o barco desliza suavemente,ouvem alguma coisa?
O quê? um bum bum bum?
Aproximam-se outros trabalhadores sempre apressados, estão a fazer um dos trabalhos mais belos da criação. São as PLAQUETAS. São tão bonitas! Parece que têm pás e botas de vidro.
O que é que fazem com as pás?diz a Teresa.
Estão a soldar os tecidos destruidos por algum acidente físico, oseu papel principal é a COAGULAÇÃO do sangue, e assim vão tapando as fendas e reconstruindo os tecidos magoados.
E navegando chegámos a um grande lago.
Olha Teresa parece que andamos de barco na barragem do Alqueva, diz a Matilde.
Pois é responde a Teresa e todas rimos.
Agora escutem ,o que é que ouvem?
Oh! avó mas que grande barulho!!! já sei é o coração!...
É sim ,Teresa, em breve passamos as comportas, repara como o rio é cada vez mais largo e fundo,é uma das VEIAS CAVAS, a superior, vamos entrar no CORAÇÃO, nessa bomba poderosa que impulsiona e faz circular o sangue, irrigando todo o corpo.
Como é que ele trabalha é com eléctricidade? pergunta a Matilde.
Sim o coração recebe determinados impulsos nervosos e electricos, porque não? e fazem com que bata a vida inteira.
A corrente é agora mais rápida, ouvem-se fortes trovões, BUM BUM BUM, as meninas deram as mãos entre si e fecharam os olhos.
Vamos despenhar-nos???
Não!!! abram os olhos , olhem que lindo, estamos a atravessar a planície pulmonar, este pântano de gazes a borbulhar, onde o SANGUE VENOSO carregado de ANIDRIDO CARBÓNICO se transforma em SANGUE ARTERIAL cheio de vida e oxigénio.
Em breve chegaremos ao CÉREBRO ,um dos mais importantes orgãos do homem.
As miudas estão curiosas mas a Inês já dorme no meu colo.
Agora vejam a parte mais nobre do ser humano. Uma massa cinzenta , pastosa e tão frágil!... aqui mora a INTELIGÊNCIA, o SONHO , o PASSADO , e o PRESENTE. O oxigénio não pode faltar aqui é o seu combustivel principal.
Minhas queridas meninas , acho que vou deitar a Inês, e a história acaba aqui.
Avó foi tão bonito!!!
Bonita história!!
ResponderEliminarVou dar a história à Carolina para ela ler!!
Se calhar ainda é cedo. A Teresa mostrou mais interesse porque andava a estudar isso.
ResponderEliminar