sábado, 19 de janeiro de 2013



              Os numeros vão à escola

(Esta história é para a Inês, que anda a aprender os numeros)

O 1 era um menino magrito e triste. Vivia perto do 2 e do 3,mais gorditos que ele e também mais alegres.

Um dia ,no jardim, o 2 e o 3 convidaram o 1 para brincar. A partir daí ficaram amigos e juntavam-se muitas vezes para jogar, passear ou brincar.

Eram da mesma idade e iam para a escola no fim desse Verão. Estavam entusiasmados por ir conhecer outros meninos e aprender a ler e contar. No primeiro dia o professor juntou-os dois a dois nas carteiras. Assim o 1 ficou ao lado do 2 e o 3 ficou com um menino moreno chamado 4 a quem os meninos chamavam o cadeirinha.

Atrás do 1 e do 2 ficou o 5 e o 6. O irmão do 6 era o 9 que estava ao lado do 8 que era primo deles, e já estavam habituados a brincar juntos. O 7 sentia-se triste, ficou com o 10 que era um pouco esquisito. Até o 1 quando o viu, ficou confuso.

Ele é parecido comigo, não achas? perguntou ele ao 2.

Não é só contigo, também se parece com os manos 6 e 9 e com o primo deles o 8. Qeres ver que são todos da mesma família? todos têm formato de bola num dos lados!

Eu não tenho! disse o 1, mas o 10 tem qualquer coisa  que  não me é estranha.

---Os meninos falavam assim no primeiro dia, mas ao fim duma semana já eram todos amigos, e já nem viam as semelhanças nem as diferenças.

O professor disse que faziam parte dum grupo, tinham que ser unidos e juntos iriam fazer coisas que nem imaginavam. isso tornou-os mais amigos uns dos outros, e estavam ansiosos por aprender mais, cada dia que passava.

Naquele dia o professor chamou o 1 e o 2 ao quadro e disse-lhes: vamos fazer contas. Escutem todos com atenção: se eu juntar e 1 mais o  2  o que fica?

Silêncio total, os meninos não sabiam. O 8 levantou a mão a medo.

Diz, disse o professor.

Ficam três!

Pode ser, muito bem 8.

O 3 olhava espantado . Como era possivel? ele estava sentado na sua carteira.

---Mas também pode ser muito mais, vocês juntos têm muito poder-- continuava o professor. Ora vejam, se eu juntar o 1 mais o  2 ficam três, mas se eu unir o 1 ao 2, assim (12), ficam doze.

Oh!!! exclamaram todos, eles nunca tinham ouvido aquele nome.

Agora vai sentar-te tu ó 2, só fica o 1. Vem cá tu 3.

E agora se eu juntar o 1 mais o 3 quantos ficam?

Quatro, gritou o 10.

Muito bem, e se eu os unir assim (13) o que fica?

Ninguém respondeu. São treze, meus meninos, e se unir o 1 com o 4  (14) ficam catorze, se for com o 5 (15) ficam quinze, se for com o 6 (16) são dezasseis, se for com o 7 (17) são dezassete, se for com o 8 (18) são dezoito, e se for com o 9 (19) são dezanove.

Estavam todos atentos, o 1 sentia-se inchado de orgulhoso, afinal ele era importante e podia fazer equipa com todos os colegas.

O 10 estava pensativo. E eu, professor?

Tu já é outra coisa... vamos ver isso mais à frente. mas o que fizémos com o 1 podemos faze-lo com todos vocês.

Amanhã continuaremos. Gostaram da aula?

Simmmm! gritaram todos.

Então até amanhã.

                                                                     avó Mingas

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